Como Lidar com um Vizinho Barulhento: Dicas e Medidas Legais
O barulho do vizinho está te incomodando? Veja soluções.
Harmo Engenharia Acústica
3/17/20242 min ler


Morar perto de um vizinho barulhento pode ser desafiador e afetar significativamente a qualidade de vida. Se você está enfrentando essa situação, aqui estão algumas orientações sobre como lidar com isto.:
Converse com o Vizinho: O primeiro passo é sempre optar por uma abordagem pacífica, como uma conversa amigável com a pessoa. Explique e exemplifique como os ruídos têm sido uma fonte de incômodo e tentem chegar a um denominador comum de forma serena. Na maioria das vezes, as pessoas não percebem quais são os impactos sonoros de seus comportamentos e os efeitos que eles podem causar ao seu redor.
Lembre-se de documentar os ruídos: Mantenha um registro dos momentos em que o barulho é mais intenso. Anote datas, horários e a natureza dos ruídos (pessoas, animais, veículos, reuniões, etc.). Isso será útil caso você precise tomar medidas legais posteriormente.
Conheça seus Direitos: A ABNT NBR 10.151, norma técnica brasileira, estabelece limites para a poluição sonora em diversos ambientes e áreas, principalmente residenciais. Se os ruídos ultrapassarem esses limites, você tem direito a uma solução.
Medições e Laudos: Contrate um engenheiro acústico, este é o profissional que, munido de instrumentação correta, realizará medições precisas dos níveis de ruído em questão. Essas medições servirão como base legal para qualquer ação nos âmbitos judiciais. É importante a presença de um profissional pois ele avaliará se os níveis de ruídos que estão sendo emitidos estão acima dos padrões estabelecidos pelas normas. Para isso, é imprescindível que o profissional possua instrumentos que estão de acordo com os padrões e exigências das normas que atendem ao assunto.
Ação Judicial: Se a abordagem pacífica não funcionar e os ruídos persistirem, você pode entrar com uma ação judicial contra o responsável pelos transtornos, balizado pela respectiva norma, como a NBR 10.151. Assim, a pessoa responsável pode ser obrigada a tomar medidas corretivas, como um projeto de adequação acústica, a exemplo, em casos de comércios (bares, restaurantes, casas de show, etc.).
Multas e Penalidades: Caso a pessoa não cumpra as determinações legais, ela estará sujeita a multas e penalidades. É importante proteger seu direito a um ambiente tranquilo e saudável.
Lembre-se de que a harmonia entre vizinhos é fundamental para uma convivência pacífica. Busque soluções amigáveis sempre que possível, mas não hesite em recorrer às medidas legais quando necessário, é seu direito como cidadão. 🏡🔊
Fale com um Engenheiro Acústico
Entre em contato agora com um Engenheiro Acústico e tenha seu sossego novamente.